Perguntas fuequentes

Descrição

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) há muito tempo vem dando suporte às decisões de vendas dos empresários. Em Amambai, somente em 2010 foram feitas 4.565 inclusões em SCPC r 3.007 exclusões. A Boa Vista SCPC é uma base de dados muito valiosa para os comerciantes no momento de conceder crédito ao cliente.

Todo empresário sabe do cuidado que se deve ter com o índice de inadimplência na sua empresa, pois este é um dos fatores que pode “quebrar” sua organização, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa. Independente do tamanho da empresa o sistema do SPC é importante. O papel dos associados, portanto, é fundamental, pois a inclusão de inadimplentes no sistema do SPC ajuda a garantir uma maior confiabilidade que a própria empresa e todo o comércio precisam para prosperar.

O que significa inadimplência

Inadimplência, a rigor, é uma situação de qualquer quebra de cláusula de contrato. No mercado financeiro, no entanto, muitas vezes o termo é usado como sinônimo de situação de atraso de dívida. O inadimplente, portanto, neste sentido que vamos usar, é aquele que deixou de pagar suas dívidas em dia.

No Brasil, o desemprego e a falta de planejamento do orçamento doméstico são os principais motivos da inadimplência. Pesa também a ocorrência de despesas inesperadas e o fato de que a inflação, durante muitos anos, impediu operações de crédito no longo prazo. Quando a inflação brasileira se estabilizou em níveis mais baixos, após o Plano Real, os prazos de financiamento foram ampliados. Mas muita gente se atrapalhou porque não sabia planejar dívidas com horizonte de um ou dois anos.

Aos comerciantes: o ciclo de recuperação da Boa Vista  SCPC

Vera, Sônia e Beti, da ACIA.
Vera, Sônia e Beti, da ACIA.
Inicialmente, quando, uma empresa conta com a proteção do SCPC, as vendas são realizadas com maior segurança na gestão de risco em operações a crédito e em recebimento de cheques.

Se um cliente efetua uma compra em sua empresa e ocorre uma inadimplência, a empresa inclui o débito do consumidor no banco de dados do SCPC. Logo após, o SCPC envia para o consumidor a notificação de abertura de registro, mantendo-o oculto por 12 dias. Caso o cliente não quite a dívida neste período, a informação é disponibilizada ao mercado em nível nacional. Com a informação do registro circulando, a recuperação da dívida em atraso é acelerada, propiciando também o retorno do consumidor para o mercado. Todos os comerciantes, inclusive sua empresa, ficam protegidos e o mercado ganha bons consumidores.

Aos consumidores: como evitar a inadimplência


As regras para evitar a inadimplência são simples. Primeiro, antes de comprar, veja se a prestação cabe no orçamento doméstico. É preciso deixar uma folga para gastos não previstos. Especialmente quando se tem dívidas de longo prazo, e o aumento de preços de produtos e serviços essenciais vai apertar o orçamento. Também pense como fica a situação financeira se algum membro da família perde o emprego. Não convém ter dívidas que não poderão ser pagas num caso de desemprego. É claro que isso restringe muito o universo de crédito, mas as instabilidades econômicas no Brasil exigem posturas mais conservadoras.

O inadimplente arca com custos para poder limpar seu nome na praça. É preciso pagar pela limpeza nos cartórios de protesto, juros e multas por atraso de pagamento de dívida, e pela emissão de cheques sem fundo. Ficar devendo, portanto, causa perdas financeiras e de tempo.

Fonte: http://www.amambainoticias.com.br