COMUNICADO DE RECOMENDAÇÕES AO COMÉRCIO

 Com intuito de orientar o comércio da cidade, segue as recomendações para prevenção ao CORONAVÍRUS:

Hotéis/Pousadas, restaurantes, bares, similares e comércios em geral, academias, enfim, estabelecimentos com circulação de pessoas:

– A recomendação mais prudente é que os estabelecimentos fechem/interrompam suas atividades nos próximos 15 dias;

– Caso insistam em funcionar nesse período crítico- A recomendação é criar procedimentos seguros no ato da venda do seu produto ou serviço.

As empresas cuja atividade comercial permite trabalhar de casa - alternativa conhecida como teletrabalho ou home office é a recomendação.

Farmácias, supermercados, devem limitar o número de pessoas, a Aciaju recomenda 1 pessoa por metro quadrado livre.

- As recomendações para restaurantes e outros estabelecimentos de alto fluxo de pessoas, são: manter a distância de 3 três metros entre as mesas, sendo assim naturalmente haverá diminuição no número de mesas para maior circulação, além de deixar álcool (70%) logo na entrada e/ou sabão liquido, ambientes bem ventilados e com ar condicionado desligados.

Idosos acima de 60 anos e outros que estejam no grupo de risco, não devem sair de casa, recomendando aos empresários, dar férias antecipadas para esses funcionários e aconselhá-los a ficar em casa – sempre frisando que Quarentena não é férias!

Restaurantes e sorveterias por quilo, deixar somente um colaborador para fazer os pratos. Eles devem servir os clientes sempre com a distância mínima de 1 metro e meio.

– Demonstrar que em seu estabelecimento já criou protocolos no trabalho é muito importante (máscaras e luvas devem ser usadas);

Orientar seus empregados, fornecedores e clientes sobre as medidas de higiene.

Pousada e hotéis, seguirem na mesma linha e principalmente nas áreas coletivas como local de refeições e recepção fazer a limpeza de hora em hora (álcool gel nos equipamentos como telefones, chaves, balcão, etc). Evitar reservas nesse período é essencial.

– Estabelecer apenas um colaborador da empresa para fazer compras.

– Pode ser que haja um impacto econômico desfavorável, mas é para um bem maior, e se tomarmos as iniciativas agora, ele será bem menor.

– Manter a calma e a lucidez são essenciais, assim como a empatia e a fraternidade.

Academias, a sugestão é a interrupção ou promover atividades em locais abertos e com distância entre os alunos.

Orientações gerais (TODOS):

• Lave as mãos com água e sabão com maior frequência que de costume;

• Use álcool em gel sempre que possível acima de 70%;

• Não toque nos olhos, boca e nariz sem higienizar as mãos;

• Não compartilhe dormitórios, alimentos, bebidas ou utensílios;

• Tome cuidado ao tossir ou espirrar, cobrindo sempre a boca com lenço de papel e quando não houver lenço disponível, proteja a boca com a parte interna do cotovelo, nunca com as mãos;

• Jogue o lenço no lixo após o uso e realize a higienização das mãos imediatamente;

• Em caso de sintomas de gripe, evite circular em grandes aglomerações ou locais fechados. Caso seja realmente necessário sair de casa, use máscara;

• Saiba que as máscaras perdem a efetividade com aproximadamente duas horas de uso;

• Idosos, doentes crônicos e imunossuprimidos devem evitar sair de casa;

• Evite, suspenda ou adie viagens para locais com casos de COVID-19;

• Pessoas que estejam regressando do exterior devem ser afastadas do trabalho por um período de sete dias, quando possível;

• Em caso de sintomas de doença respiratória, procure atendimento médico urgente;

• Busque informações em fontes oficiais. Não dissemine notícias falsas ou de origem duvidosa.

Juntos Fazemos a Diferença! Compartilhe essas iniciativas. Servem para todos!

 A Aciaju estará temporariamente fechada ao público, atendendo somente aos associados remotamente ou presencialmente com hora marcada previamente, podendo ser agendado através do telefone (13) 3844-1500 ou ainda via e-mail aciaju@gmail.com ou ainda pelo whatsapp (13) 99704-6900. Por ora, o expediente interno deverá ser cumprido regularmente, principalmente voltado ao sistema organizacional e atividades digitais de atendimento remoto.

Deus seja louvado!

Juquiá, 20 de março de 2020.

Notícias mais recentes

SEBRAE-SP E ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS DO VALE DO RIBEIRA LANÇAM CAMPANHA PARA ESTAR JUNTO, NÃO PRECISA ESTAR PERTO

O Sebrae-SP e as associações comerciais de Registro, Juquiá, Cajati, Jacupiranga e Miracatu, lançam nesta semana a campanha “Para estar junto, não precisa estar perto”. A intenção do movimento é potencializar o atendimento online e gratuito às micro e pequenas empresas da região associadas às entidades para transformar a crise em oportunidade.