Preocupado com o impacto econômico provocado pela pandemia do novo coronavírus, especialmente sobre os pequenos negócios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um portal de informações totalmente voltado para orientar os empreendedores. A iniciativa é mais uma das ações que a instituição está tomando para apoiar os donos de micro e pequenos negócios no desenvolvimento de alternativas para fazer frente à crise.

O site oferece ainda um conjunto de medidas emergenciais tomadas por algumas empresas que mostraram efeitos positivos durante a crise: atendimento ao cliente via WhatsApp, facebook e implementação do serviço de delivery são alguns dos exemplos. O Sebrae disponibilizou na plataforma cursos online gratuitos em diversos setores, para que os empresários desenvolvam novas habilidades durante a gestão da crise. Segundo o presidente da instituição, uma das principais qualidades dos pequenos negócios é a capacidade de reagir de forma rápida.

“A marca da micro e pequena empresa é a resiliência. Apesar de todas as crises recentes, os pequenos negócios geraram 12 milhões postos de trabalho nos últimos anos. Não será diferente agora. As pequenas empresas, devidamente apoiadas pelo Sebrae e pelo governo, serão capazes de superar essa nova situação”, destaca.

As ações de enfrentamento aos impactos do novo coronavírus realizadas pelo Sebrae incluem outras frentes de trabalho. A instituição tem realizado estudos para mensurar quais serão os setores da economia mais atingidos. Há ainda um grupo de consultores técnicos atuando diretamente, em todos os Estados, com os microempresários para oferecer orientações sobre o atual cenário. Além disso, está em curso uma articulação para promover políticas públicas de suporte às pequenas empresas.

Fonte: Sebrae