A contabilidade sempre foi essencial para a organização e o bom funcionamento das empresas. Enfim, ela é fundamental para garantir a boa saúde financeira do negócio. Ainda assim, é muito comum a ocorrência de problemas contábeis em lojas, farmácias, mercadinhos, restaurantes, casas de cabeleireiro e qualquer outra modalidade de comércio. Confira a seguir seis desses problemas recorrentes:
Perdas financeiras com clientes
Essa é um dos problemas contábeis que mais afetam o fluxo de caixa das empresas comerciais. Não é à toa que os gestores ficam muito preocupados com isso. Há pagamentos que são definitivamente descartados, considerados como impossíveis de serem realizados. Outros ainda poderão ser recebidos.
Essas perdas significam muito para qualquer empresa e cabe ao contador organizar essas contas de forma a evitar que as perdas sejam maiores do que deveriam, separando devidamente entre as que podem e as que não podem ser recebidas a partir do perfil do cliente. Erros nesse sentido vão prejudicar o caixa posteriormente. É preciso considerar dívidas a receber nas projeções de saldo futuro.
Folha de pagamento
Os pagamentos de tributos e dos funcionários devem ser realizados na data certa. O preenchimento deve conter cálculos e informações corretas para evitar problemas com os empregados e com o fisco (a Receita Federal pode, inclusive, autuar e cobrar multas). Além dos riscos de autuação e envolvimento em questões trabalhistas, o preenchimento incorreto pode onerar bastante o caixa da empresa.
É preciso um sistema organizado para os lançamentos e para gerar as guias de pagamento, evitando atrasos e omissões. Integrar a folha de pagamentos à escrituração fiscal e ao controle de patrimônio é uma boa solução para evitar esses problemas contábeis.
Ausência de automação
Um setor de contabilidade que trabalha sem utilizar recursos digitais eficientes está fadado a cometer um número maior de erros. Isso porque até o próprio sistema do governo já é digital, e é necessário se integrar e ajustar-se a ele. Com o surgimento do SPED contábil e fiscal, foram desenvolvidos softwares de integração para facilitar o trabalho do profissional.
Os sistemas automatizados aceleram os processos, evitam erros comuns nos trabalhos manuais, aumentam a produtividade e oferecem melhores resultados.
Desqualificação profissional
Outro dos problemas contábeis que costuma acontecer nas empresas do comércio é a falta de preparo dos profissionais responsáveis pela contabilidade. O contador precisa estar sempre atualizado sobre a legislação e dispor de conhecimentos suficientes sobre as atividades que realiza.
Empresas pequenas costumam delegar tarefas contábeis a funcionários que não se enquadram devidamente na categoria ou os próprios gestores assumem essa responsabilidade sem dispor de capacidade suficiente para isso.
Emissão de NF-e
A emissão correta de notas fiscais eletrônicas depende do preenchimento correto de dados sobre PIS, COFINS, ISS. Havendo informações falsas nos respectivos campos, haverá falhas na emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e). Diante dessa ocorrência, a empresa poderá sofrer notificações dos órgãos fiscalizadores, pagar multas ou mesmo impostos a mais.
Problemas contábeis por causa de regime tributário mal escolhido
Escolher o melhor regime tributário para a empresa é o primeiro grande passo para um planejamento tributário eficiente. Ainda que a maioria das empresas se beneficie com o Simples Nacional, a opção por esse regime deve ser bem pensada e simulada. É preciso comparar os regimes (Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido) e as vantagens de cada um conforme o perfil da empresa.
Além disso, o planejamento tributário deve continuar favorecendo a empresa a aproveitar as oportunidades de pagar menos impostos de forma legal; e como anda a contabilidade de sua empresa, já perguntou ao seu contador?
Fonte: Salutta Contabilidade