O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um aumento em relação a 2017 (34%).
Com 22% da preferência, o item joia/bijuteria/perfume/ cosmético está em segundo lugar no ranking de presentes; no ano passado, eram 23%.
A parcela de indecisos aumentou de 26% na pesquisa do ano passado para 29% na sondagem de 2018.
“Isso reforça a ideia de que é essencial que os lojistas façam liquidações, promoções e divulguem boas ofertas, para atrair a atenção desses consumidores que ainda não sabem o que vão comprar”, aconselha Burti.
Na terceira posição das intenções de compra, as flores e os eletrodomésticos ficaram empatados com 6% cada. O detalhe é que, enquanto as flores caíram em relação ao ano passado (9%), a segunda categoria cresceu ? em 2017, 4% pretendiam adquirir eletrodoméstico.
Isso significa que a melhora da conjuntura econômica propiciou juros mais baixos e prazos mais longos, colocando os itens de maior valor de volta à cesta de compras dos brasileiros neste Dia das Mães.
Reforça essa tendência a queda dos “presentinhos”: chocolate e bombom, que era a predileção de 2% dos entrevistados em 2017, desta vez ficou em 0%. “O consumidor está propenso a gastar um pouco mais neste Dia das Mães”, diz o presidente da ACSP.
Fonte: Diário do Comércio