Para ir ainda mais longe, o empresário de micro e pequena empresa pode utilizar as mídias e redes sociais para fazer negócio. É quase certo que o seu cliente está em uma das principais redes sociais do momento: Facebook, Twitter, Foursquare, Flicker, Pinterest.
É importante que sua empresa também esteja lá. Mas não basta estar lá, é preciso que essa presença seja profissional, com pessoas dedicadas ao trabalho de manutenção e planejada de acordo com seus objetivos estratégicos. O contrário disso pode atrapalhar o seu negócio.
Conheça as redes sociais mais populares
Facebook
Rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. A melhor forma de começar o marketing através do Facebook é criar uma fanpage e desenvolver um projeto de acordo com o seu consumidor. Além de ser um canal de relacionamentos, em que a MPE pode utilizar como forma de publicidade indireta, também é possível utilizar colocar anúncios pagos.
Instagram
Trata-se de um aplicativo gratuito para celulares. Com vários filtros, é possível dar um toque diferente às imagens divulgadas no aplicativo, que também funciona como rede social. Muitas empresas já usam o aplicativo para promover a divulgação de seus produtos. Também é possível desenvolver uma relação com os clientes, orientando, por meio da rede, sobre os locais de venda de produtos ou serviços oferecidos.
Pinterest
O Pinterest é uma rede social para publicação de fotos, uma espécie de “quadro de cortiça” online. O micro e pequeno empreendedor pode categorizar em painéis (como se fossem pastas) as imagens de produtos em destaque na rede Pinterest. Nas datas comemorativas, é possível criar uma ação diferenciada por meio do Pinterest. O empreendedor pode criar um painel do Dia dos Namorados, para divulgar produtos para todos os usuários de outras redes sociais ou mandar por e-mail.
Twitter
É um microblog que permite a publicação de fotos, vídeos e textos (máximo 140 caracteres). Para as MPEs essa ferramenta pode ser utilizada para divulgar notícias institucionais da sua empresa, informações sobre seus produtos e vendas, dados complementares do produto, promoções para os clientes e notícias, artigos e semelhantes que tenham relação com a empresa e os produtos.
Usando o hashtag nas redes
É uma forma de segmentar suas mensagens por assunto. Escrevendo a palavra-chave (nome da sua empresa ou produto, por exemplo) antecedida de "jogo da velha" (#), a MPE pode divulgar um link no Twitter sobre um determinado tema.
Ao clicar na hashtag, o internauta vê tudo o que foi falado na rede social sobre aquele assunto. No Instagram, também é utilizada com a mesma finalidade, onde o usuário seleciona a hashtag que alguém postou na descrição ou comentário da foto ou pode buscar no sistema.