SEIS FERRAMENTAS GRATUITAS QUE AJUDAM O EMPREENDEDOR

Uma das dificuldades dos micro e pequenos empreendedores na briga com a concorrência é a dificuldade de contratar consultorias, sejam elas de gestão, tecnologia ou comunicação.

Sem a orientação de profissionais especializados, os empresários, muitas vezes, quebram a cabeça para realizar atividades que poderiam ser automatizadas em plataformas digitais – aí a eficiência do negócio é comprometida. 

Muitas dessas ferramentas que podem aumentar o desempenho da empresa em ambientes digitais são obtidas gratuitamente pelo empreendedor.

Algumas delas foram indicadas por Maurici Pinto de Oliveira, sócio e consultor da iHouse, consultoria e agência digital de performance especializada em estratégias de marketing digital e e-commerce - ComSchool e Ecommerce School. 

Ele apresentou as soluções tecnológicas nesta terça-feira, 10/04, durante o último dia da Feira do Empreendedor do Sebrae. Leia abaixo as dicas do consultor:

 

GOOGLE FORMULÁRIOS 

ferramenta é usada para criar questionários online para captar as opiniões de clientes, funcionários e fornecedores. Funciona como uma enquete, na qual o empreendedor tem total liberdade para criar perguntas de múltipla escolha ou de campo aberto.

 

Em todos os casos, as pesquisas devem ser segmentadas em temas de interesses. Os mais comuns são: satisfação do cliente (uma forma de conhecer a experiência do consumidor com os produtos e serviços que a empresa já disponibiliza), pesquisa de mercado (usada para explorar o que os clientes necessitam, mas não encontram no mercado, e analisar a demanda para um novo produto) e avaliação de clima organizacional (direcionada para os funcionários da companhia, serve principalmente para medir a satisfação do pessoal quanto ao ambiente e condições de trabalho).

 

MINDMEISTER

Baseado no conceito de Mapa Mental, técnica que usa um diagrama para representar ideias e tarefas de forma estruturada, o MindMeister permite a criação de projetos de forma clara e concisa.

O sistema pode ser usado para demonstrar a organização interna da empresa, apresentando, por exemplo, os departamentos, processos e gestores para um novo funcionário.

A ferramenta permite o compartilhamento de mapas mentais com outros usuários cadastrados na plataforma online. 

 

KEYWORD PLANNER

Como o próprio nome sugere, a Keyword Planner permite a construção de campanhas no Google Adwords, auxiliando na escolha de palavras-chaves e segmentação de público-alvo.

A principal vantagem está no fato de o planejador poder simular o resultado de uma campanha de acordo com o comportamento habitual dos usuários do buscador do Google, mostrando, inclusive, o custo por clique da ação de marketing.

Assim, o empreendedor pode escolher as palavras que têm mais sinergia com sua marca e adequar a campanha ao orçamento. 

 

ZOPIM 

Sabe quando você entra em um e-commerce e de repente aparece uma janela de chat com um vendedor online oferecendo ajuda? É bem provável que a loja virtual seja cliente do Zopim.

A ferramenta integra ao site um sistema online de atendimento proativo, que aborda o cliente de forma automática. Caso ele queira tirar uma dúvida, sua mensagem é exibida num painel no qual os funcionários da empresa podem iniciar uma conversa de maneira privada. 

Esse painel online mostra, em tempo real, os usuários que estão ativos no site, a origem do trafego, o tempo de permanência e as páginas visitadas.

Por exemplo, caso um visitante esteja olhando uma página de um sapato, o atendente pode abordá-lo questionando exatamente sobre o produto específico. 

 

BUZZMONITOR 

A ferramenta é usada para monitorar o desempenho das redes sociais da marca, como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

Há diversas funcionalidades no Buzzmonitor. É possível cruzar as métricas das diferentes redes e gerar relatórios para saber quais posts e redes são mais eficientes, acompanhar o desempenho das páginas de concorrentes (como a evolução do número de curtidas) e programar ações automáticas de acordo com o engajamento do usuário – caso alguém mencione o nome da marca num post, por exemplo, recebe uma resposta do perfil da marca.

Outra função da ferramenta é um buscador que aponta perfis de influenciadores digitais de acordo com os interesses da marca. 

 

MAILCHIMP 

Embora o e-mail marketing seja muitas vezes visto com maus olhos, sendo considerado sinônimo de spam, o consultor Oliveira afirma que quando a ferramenta é usada corretamente, pode ser uma das principais fontes de receitas para uma loja virtual.

MailChimp é uma ferramenta que faz a gestão de e-mail marketing, permitindo até 12 mil disparos mensais para uma lista de até mil contatos.

Funciona assim: o empreendedor cria um perfil e endereço de e-mail na plataforma e insere listas de contatos (que podem ser segmentadas). No momento de realizar uma campanha, basta selecionar o público-alvo e disparar de uma vez milhares de e-mails.

É possível monitorar informações como taxa de abertura e cliques em botões de call to action (como aqueles de “Saiba Mais” ou “Compre Agora”).

Fonte: Diário do Comércio.

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