VAREJO: COMO FAZER SUA LOJA SE DESTACAR DA CONCORRÊNCIA

Com tantas opções de lojas por aí, os comerciantes não têm escolha se quiserem manter sua empresa viva: elas precisam encontrar maneiras de se destacar da concorrência. Mas isso não é tão fácil como pode parecer. Em entrevista à PEGN, o especialista em marcas e conceitos Alvaro Guillermo fala sobre como as lojas físicas podem se adaptar para criar uma experiência diferenciada aos clientes.

Apesar de ser algo básico, Guillermo diz que muitas lojas físicas esquecem de que a presença do consumidor é importante e não tratam os clientes tão bem.

Segundo Guillermo, isso pode ser resolvido oferecendo serviços focados na experiência dos visitantes. “Luz, aromas, sons e texturas entre outras estratégias, podem ser o diferencial do seu negócio. Crie uma experiência singular que explore todos os sentidos. Isto pode fazer o cliente achar que valeu a pena ir à loja”, diz Guillermo.

Tratar todos os clientes bem, independentemente de eles comprarem ou não algum produto, é um hábito mais importante do que parece. “Temos casos de consumidores que entram na loja, olham tudo e vão embora sem comprar. Mas sua presença é importante, pois uma loja movimentada atrai outros clientes." 

Segundo Guillermo, clientes satisfeitos ajudam na divulgação do negócio. "Eles falam bem da experiência que tiveram e atraem mais pessoas e atenção para a merca."

Como fazer o cliente voltar?

O especialista explica que, se consumidor entrou por preço ou produto específico, ele só retornará quando houver uma ação vantajosa similar ou melhor. O fundamental é fazer o cliente querer acompanhar os lançamentos dos produtos. "Se a marca se tornar um item de desejo, o que é bem difícil de acontecer, ele estará aguardando ansioso por estas novidades."

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

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