Fundador da consultoria Winning By Design, o holandês Jacco VandeKooij é considerado um dos principais gurus de vendas do Vale do Silício. Durante a palestra de abertura do RD Summit, nesta quarta-feira (dia 18), em Florianópolis, Vandekooij apresentou suas estratégias-chave para engajar clientes e bases de consumidores.
“A maioria das pessoas não gosta muito quando alguém tenta vender algo para elas. Mas quase todo mundo adora comprar”, afirma. “Para conectar essas duas pontas, é preciso tornar o processo de vendas modo simples e autêntico. O papel do vendedor é ser um comunicador”, diz o especialista. Veja a seguir os quatro pontos de conversão apontados por ele.
1- A “dor” do consumidor
Vender é muito mais do que atender uma demanda de maneira adequada. Descobrir as dores que afligem os clientes é essencial para ser relevante. Para isso, é preciso entender quais são os problemas reais das pessoas”
2-Conversa
“Não faça pitches. Em vez disso, tenha conversas reais com os clientes. Seja natural e preste atenção ao seu tom de voz. Faça perguntas, escute e se interesse genuinamente pelo que o outro fala. E tome notas”
3-Diagnóstico
“Analise o impacto e os resultados de suas ações. Se você vender um carro, por exemplo, tenha certeza de que alguém poderá dirigi-lo. Esse tipo de diagnóstico é fundamental. Já existem ferramentas de inteligência artificial que medem o impacto de tudo o que você diz para um cliente”
4-Troca
“O termo ‘negociar’ está relacionado a colocar o cliente do outro lado do balcão. Você negocia um resgate de um sequestro, por exemplo. Em vez disso, trabalhe com o conceito de troca, no qual todo o benefício está relacionado a uma contrapartida que seja boa para todos os lados”
*O jornalista viajou a convite da Resultados Digitais
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios