10 DICAS PARA AS VENDAS DE FIM DE ANO

 

O comércio varejista está otimista com as vendas do final de ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa para o período é de crescimento de 4,8% em relação a 2016, movimentando cerca de R$ 34,7 bilhões até o final de dezembro.

Diante do cenário favorável, Natal e Ano Novo podem ser ótimas oportunidades de crescimento nas vendas dos pequenos negócios, com a conquista de novos clientes e fidelização dos que já existem.

Para surpreender a concorrência e os consumidores, siga as orientações da cartilha “Dez dicas para a sua loja ter mais sucesso nas vendas de fim de ano”, criada pelo Sebrae. Com download gratuito, a publicação apresenta ideias que podem ser implementadas em lojas de diversos segmentos e dicas que vão desde ações de marketing on-line até o planejamento para as trocas pós-Natal:

1- Patrocine posts no Facebook: é uma forma fácil de fazer um investimento que cabe no bolso e um jeito simples de sua marca chegar até os clientes;

2- Use a técnica “Call to Action” ou “Chamada para ação”: ao publicar o conteúdo da sua empresa nas mídias sociais, faça posts com verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta;

3- Seja coerente na apresentação da sua marca: ao fazer uma descrição de perfil da sua loja nas redes sociais, use o tom e a maneira mais adequados ao seu negócio;

4- Use o Instagram: com fotos e vídeos, mas não se esqueça que o telefone de contato e o link do site devem estar sempre registrados na descrição. Geolocalize as postagens com o endereço da sua loja, pois assim seus seguidores saberão sua localização;

5- Responda rápido a seus clientes: ninguém gosta de falar sozinho. Por isso, é importante responder às interações nos canais sociais (elogios ou reclamações) em até 24 horas;

6- Seja sempre conectado: mantenha frequência em sua comunicação nas mídias sociais;

7- Invista na vitrine: roupas ganham mais vida vestindo um manequim do que na prateleira. Um look bem montado enche os olhos de qualquer um;

8- Abra em horários especiais e facilite a forma de pagamento: muita gente deixa as compras de fim de ano para a última hora, por isso manter sua loja aberta por mais tempo, em horários estratégicos, pode garantir mais vendas. Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem. Habilite vários sistemas de pagamento na loja e no e-commerce – mais fácil para o cliente pagar, mais fácil para você receber;

9- Defina o período das trocas: o pós-Natal gera um grande fluxo de troca nas lojas. Então, para não frustrar seus clientes determine os dias em que as trocas poderão ser feitas. Nesse período, uma boa ideia é aproveitar a ocasião para fazer novas vendas;

10- Invista no pós-venda e no treinamento de seus funcionários: cliente satisfeito traz outros clientes. Já o insatisfeito, leva dez embora. Uma ligação ou mensagem de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. É bom lembrar que funcionários treinados evitam erros, têm mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva.

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

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