Saber qual o pacote de telefonia móvel mais indicado para o nosso dia a dia é sempre algo desafiador. Com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil fazer uma pesquisa completamente satisfatória e abrangente.
Foi pensando nessa necessidade do consumidor brasileiro que o paulistano Marcello Juliano, de 47 anos, criou a Verificachip.
A startup, fundada em julho de 2017, tem como proposta ajudar seus usuários a entender melhor como eles consomem minutos e internet em seus smartphones e, dessa forma, oferecer o plano mais apropriado para seu estilo de vida.
Ao instalar o aplicativo, o software faz uma análise detalhada dos hábitos do cliente a partir de informações como aplicativos mais utilizados, horários de atividade mais intensa, operadoras dos números contidos na agenda de contatos e número de minutos passados com cada pessoa.
Os dados obtidos são, então, disponibilizados para visualização detalhada tanto no aplicativo quanto no site. Dessa forma, o cliente tem a sua disposição uma poderosa ferramenta de fiscalização e pode verificar sempre que quiser se as contas telefônicas estão corretas ou não.
O app, disponível para download na Play Store, também gera uma agenda telefônica paralela à do sistema básico do smartphone. O objetivo é mostrar ao cliente as operadoras de cada um dos números contidos em sua rede de contatos para que, se possível, ele possa escolher com qual chip fará cada ligação.
Todas as análises da empresa são feitas dentro do smartphone do usuário, sem contato com as operadoras. “Nosso objetivo é dar a chance para o consumidor fazer uma gestão mais simples e inteligente de seus gastos com telefonia móvel”, afirma Juliano.
O empresário começou a estruturar sua ideia em 2015, mas foi no final de 2016 que conseguiu começar a tirá-la do papel. Depois de uma parceria com a empresa de desenvolvimento de software Luby, Juliano começou a ficar satisfeito com o resultado final.
Após um período de testes e um gasto inicial de R$ 130 mil, o paulistano lançou o aplicativo para ser baixado por celulares do sistemas Android. Em outubro, o empresário participou da inciativa "Encontre Um Anjo", realizada por Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que conecta startups e investidores em busca de novas ideias.
No futuro, Juliano pretende ampliar os serviços oferecidos pela startup. Segundo ele, em menos de três meses, o Verificachip poderá também ser baixado por usuários do sistema iOS, da Apple e, no segundo semestre de 2018, começará a atender também empresas.
As análises oferecidas pelo aplicativo poderão ser feitas em planos corporativos, garantindo às companhias um maior controle e economia sobre os dados e minutos consumidos pelos funcionários. Até lá, Juliano afirma estar em busca de novos investidores para fortalecer ainda mais a ideia.
Para o paulistano, o serviço tem forte potencial de ajuda para pequenos e médios empresários. “Serviços telefônicos representam uma parcela grande de gasto dentro do orçamento de uma empresa. Se você conseguir reduzir isso, já é uma grande ajuda para o crescimento do negócio.”
Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios